quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA BOA EDUCAÇÃO

    Sabemos que tudo que ouvimos, lemos e aprendemos faz parte do nosso crescimento, tudo o que somos é o produto de muitos conhecimentos transmitidos a nós por pessoas próximas e que atuam diretamente na nossa educação, nossas decisões são influenciadas, nossos pensamentos e a forma que nos produzimos como “homens”. Somos o resultado do desejo de nossos pais, professores, religiosos e políticos.
    Sobretudo, sabemos que a escola é o lugar onde somos levados a obter conhecimento, e é na escola que aprendemos a conviver com pessoas distintas, que não são nossa família, com culturas diferentes.
    O Professor tem um papel fundamental na educação de seu aluno, é ele quem vai transmitir conhecimento específico de cada assunto, vai encontrar maneiras de encaixar o seu conteúdo ao cotidiano do seu aluno, com isso transformará um ser pensante, crítico, capaz de produzir seu próprio pensamento.
    Os alunos devem ser educadas para servir a sociedade, para transformar o espaço em que vivem,  para exercerem uma profissão que promete preencher suas vidas e realizá-las como seres humanos.
    As crianças são pequenos pesquisadores que experimentam e buscam respostas para as muitas perguntas que fazem sobre este mundo ainda tão cheio de mistérios. Constroem e reconstroem teses sobre o funcionamento dele, da natureza e da vida. Sentem-se livres e entusiasmadas para questionar, argumentar e experimentar todas as coisas que estão a sua volta. Cabe ao professor utilizar este interesse em aprender como ferramenta no processo de ensino.
    Portanto, queridos professores vamos repensar todos os dias as nossas práticas, vamos ser críticos com o nosso trabalho, nos questionar "Será que estou formando bons exemplos para a sociedade?" e sempre nos atualizarmos para que estejamos preparados para transformar nossos alunos em brilhantes profissionais e cidadãos.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Nenhum comentário:

Postar um comentário