quarta-feira, 23 de junho de 2010

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA UNIG-CAMPUS V

Companheiros,


O Sindicato dos Professores do Norte Noroeste Fluminense - SINPRO-NNF - através da presente vem informar a comunidade acadêmica a situação da UNIG após decisão judicial da 1ª Vara do Trabalho de Itaperuna que decretou intervenção do MEC.

O SINPRO-NNF desde 2005 vem entanto dialogar com os diretores da UNIG. Inicialmente foi realizado acordo do passivo perante o Ministério do Trabalho que foi descumprido. Em 2007 foi impetrada uma Ação Civil Pública na Vara do Trabalho onde foi realizado um acordo judicial que novamente foi descumprido, inciando-se a seguir processo de execução que pela terceira vez foi descumprido. Face a constância no descumprimento dos acordos por parte da UNIG e o fato de professores possuírem mais de 20 folhas salariais em aberto, deu-se inicio a recente greve do corpo docente.

Tendo em vista o descaso da atual administração da UNIG (inclusive com o judiciário) e a importância da instituição para região, a douta juíza decretou a intervenção do MEC, que foi apoiada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, para que a UNIG tenha condições de superar a crise e voltar a cumprir sua função social.

A intervenção que ocorreu por motivos administrativos e não acadêmicos foi a melhor solução para que as pessoas que realmente estão interessadas na recuperação financeira da universidade não fossem prejudicados.

A intervenção, segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, já ocorreu em outras instituições educacionais como por exemplo a PUC de Nova Friburgo. Vale ressaltar que a intervenção não tem o condão de macular a imagem da instituição, mas sim ter uma administração transparente para que todos os problemas sejam solucionados.

O Interventor será um servidor público nomeado pelo MEC que irá apresentar relatórios de toda sua gestão e será auxiliado por uma comissão composta por 4 membros nomeados pelo Sindicato dos Professores e pelo Sindicato dos Auxiliares de Ensino.

O SINPRO-NNF vem reiterar seu compromisso com a classe docente informando que não medirá esforços para que seja realizado um processo transparente de recuperação da UNIG.

Itaperuna 21 de Junho de 2010.



Diretoria Colegiada

5 comentários:

  1. A situação dos professores que moram longe de Itaperuna e que não recebem a 3 mes esta insustentavel, como ir trabalhar sem dinheiro ou vale trnsporte.A palavra com o Sindicato e a Juiza.Vamos ser dispensados por justa causa, abvandono de emprego, por não ter dinheiro para trabalhar?

    ResponderExcluir
  2. minha pergunta feita em cima ate agora não foi respondida, sera que o sindicato perdeu a força de resposta ou a força se perdeu de outra forma.Gostaria de uma posição do sindicato ,ja qiue ele esta a frente dos interesses da classe

    ResponderExcluir
  3. Onde está o interventor? O sindicato poderia dar explicações para seus professores? O seu representante Sr. Paulo não escreve mais uma linha no seu blog. Os professores da UNIG estão aflitos.

    ResponderExcluir
  4. O SINPRO-NNF esta tomando todas as medidas possíveis e impossíveis para que esta situação seja normalizada o mais rápido, estamos todos com pressa em resolver esta situação.

    ResponderExcluir
  5. Isto esta me parecendo enrolação, de uns ou quem sabe de outros, é so para galera que se joga, na verdade os professores não sabe de nada ,não são informados e o Sindicato não chega junto, afinal o representante da classe tem que chegar á classe tambem, ou não é assim.

    ResponderExcluir